segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Itália 2008

No passado mês de junho tive o prazer de me deslocar a Itália e usufruir de uma magnifica semana de férias.

Eu mais três amigos, Ana, Filipe, e Daniel combinamos ir de férias para itália de forma a nos irmos encontar com um amigo comum, Romain, que se encontrava em Pavía a nivel profissional.

Com este post não pretendo fazer um relato exautivo ou um diário da viagem visto já se ter passado algum tempo, e não ter interesse. Pretendo sim dar uma ideia do que passamos e do espirito que vivemos.
Saimos de casa de manhã delocamo-nos até lisboa, chegados ao aeroporto cumprimos todas as formalidades sem problemas e embarcamos. O meu batismo de vôo, havia um misto de nervoso miudinho e curiosidade, nada de mais. Devo dizer que foi um viagem muito agradável, como viajar de autocarro só que mais rápido e mais barulhento.
Aterramos em Malpensa, um pouco desequadrados e fomos levantar o carro, 1º passo procurar os nossos aposentos no centro de milão e depois divagar um pouco pela cidade e procurar um centro comercial onde lanchar o que foi extremamente simples melhor que delocarmo-nos numa qualquer aldeia isto graças ao nosso amigo Tomtom.............
O nosso amigo Romain disse que se encontrava conosco na praça central junto ao Duomo, e lá fomos ter com ele, a praça estava cheia para ver o jogo da Itália no euro 2008, comemos uns hamburgueres e fatias de pizza e bebemos umas birras large.

Por esta altura chegamos a uma conclusão, o nosso inglês era mau assim como o da maioria dos italianos, como não sabiamos falar italiano optamos por falar em português, eles percebiam e respondiam em italiano mas de forma a que nós percebecemos, e assim fizemos toda a semana.

No final da noite fomos levar a Romain á estação central de milão que é um enorme e imponente que vale a pena ser visto.

novo dia nova aventura, levantamo-nos bem cedinho e dirigimo-nos para veneza +-250km para cada lado.

Veneza a eterna Veneza cidade lindissima, indescritivel e apaixonante.

Estava um dia nuito quente, mas deu para ter uma ideia da cidade e da sua beleza e das famosas mascaras de veneza algumas custando millares de euros mas.......... sem palavras.......... foi espetacular.

Prontos para mais uma jornada num novo dia, deslocação para o lago como. um dia que era para ser relativamente calmo teve os seus imprevistos.

Fomos até á cidade de Como fizemos uma pequena visita e deslocamo-nos para Belagio sempre junto ao lago com uma vista fantástica, pequeno passeio por Belagio e encontramos um ferrari de um modelo deconhecido para nós, pintado de preto fosco e sem matriculas com dois senhores um com um fato de piloto da ferrari e outro com um portatil a fazer ajustes ou coisa que o valha no carro, tentamos tirar umas fotos mas como eles mudaram o carro de sitio 4 vezes para não fotografarmos, achamos melhor estar quietinhos......

E seguimos até Lecce aqui não visitamos nada pois chuvia e fazia frio, clima dos Alpes, e regressamos ao hotel, vimos o resto do jogo de Potugal e fomos ás compras ao centro comercial do costume, C.C. Bonola, e á saida ai que fixe........ metemos o talão do estancionamento na máquina e, ...... atendendo ......... fuora de servizio......... ah e o talão nada, sem talão não sais, como não dava para sair sem talão nem com outro talão usado, lógico, tivemos de chamar a segurança.

Após agumas dificuldades de comunicação entre o nosso português e o italiano dele, para explicar a situação, comunica para nos abrirem as portas por onde entram e saiem os camiões de abastecimento, assim saimos por uma porta ai de 4m de largo e 6m de altura........ á patrão.

Isto sem mais complicações, se fosse cá em portugal acho que ainda lá estava a explicar-me e a preencher uma resma de papeis é o que temos........

Depois disto foi chegar ao hotel e beber um garrafa de rum........

Mais um dia duro, sair do hotel, rumar a Pavía para apanhar o romain e seguir para florença +-280km para cada lado.

Florença é uma cidade lindissima que só por si merece uma visita mais atenta e de muitos dias.

Foi um dia complicado para mim, pois andava coxo, tive mesmo de comprar lá um anti-inflamatório, para ver um pouquinho de florença tem de andar muito a pé e á muito para ver, mas a quantidade de museus existentes com um espolio riquissimo necessitam de tempo, muito tempo, e nos só tivemos tempo de ver o museu do Leonardo Da Vinci, fabuloso este Homem era um génio.

Curiosamente foi nesta cidade que comi a pior pizza da minha vida....... curioso.

Regressar a Pavía para deixar o Romain e aproveitamos para ir ver os seus aposentos,despedimo-nos e regressamos a Milão, como era um pouco tarde e estavamos cheios de fome, fomos ao mcdonalds do custume, e resolvemos fazer uma torre de pizza com copos de birra vazios, durante esta refeição fomos servidos por uma simpática jovem que vinha nos trazer os hamburgueres e as birras á mesa, e foram bastantes. deu ainda para ver um jovem italiano a espalhar batatas fritas e coca-cola em slide........... grande animação.

Acordamos com o proposito de visitar Milão, e começamos pelo jardim envolvente ao castelo e de seguida o proprio.

Compramos um bilhete de livre transito para todo o dia e para todos os museus, que são 7, por 3,00€.

Permanecemos todo o dia no castelo só saindo para almoçar, e foi uma visita rápida sem prestar a atenção devida as exposições, é impossivel de visitar num dia com olhos de ver, aqui o que me marcou mais foi a exposição temporária sobre o corpo humano desde Da Vinci até aos nossos dias, com especial enfoque nos trabralhos e manuscritos de Leonardo Da Vinci, indescritivel.........

Ao final da tarde delocamo-nos a Pavía, nesta viagem apanhamos uma queda de granizo que fez parar toda a autoestrada e que assustou alguns dos presentes, fomos jantar com o romain, comi um focaccia espetacular e a melhor bolonhesa da munha vida.

Ultimo dia levantar, arrumar as tralhas, arrumar contas e sair do hotel, nessa noite tinhamos de fazer directa e estar as 6h da manhã em Malpensa.

Saimos e fomos visitar o duomo de seguida fomos almoçar, tendo depois juntado-se a nós o Romain, visitamos o magnifico telhado do duomo, as galerias Victor Emanuel II e o centro comercial adjacente, que deve ser o local do mundo com maior concentração de mulheres bonitas, lindissimas por m2, e as italianas têm uns olhos.........

De seguida voltamos ao burger-king para malhar mais uma birras large, de seguiga fomos fazer o aperitivo com um belo vinho tinto, mais um passeiosinho e acabamos a noite num bar espetacular a beber black-daikiris e cuba livre............ isso é que foi uma lage.
Estava na hora de metermos ao caminho para Malpensa, lá chegados deu para descansar um pouco a vista..........

6h da manhã fazer o check-in. pareciamos desenterrados.......... a senhora Alissia B resolveu implicar por a mala que veio na boa de lisboa ter 1cm a mais........1cm.

Tivemos de as mandar para o porão, tirando as maquinas fotograficas e acessórios e ir pagar exeço de bagagem, operação demorada, quando chegamos novamente ao check-in já não estavam lá os nossos bilhetes....... emitir 2ª vias ir a correr para a segurança........cais de embarque, nos e um grupo de outros portugueses que tiveram de mandar o megafone para o porão, entramos no autocarro ás 7h 52m e ás 8h 03m já tinhamos descolado...........uf que stress.

Chegados ao avião deu para ver pessoal com tarolas e violas muito maiores que as nossas malas.........enfim, depois foi dormir, chegar a lisboa todos com uma grande dor de cabeça e cada um beber 1,5l de agua até casa.

Como nota final gostaria de dizer que os italianos são um povo simpático e hospitaleiro, 5 estrelas.

Na estradas á muito pouca sinalização e seria muito complicado sem o tomtom, quanto á condução dos italianos, diga-se o que se disser é muito melhor que a dos portugueses. pode parecer um pouco á balda mas é o desenrrasca e o stress de uma grande cidade, as pessoas vão-se metendo mas á respieto de todos ninguém aperta niguém e não á buzinadelas nem a segurança é posta em perigo.

Quanto á policia vê-se muita nas suas várias formas, mas não incomoda niguém, nem mesmo quando se fazem grandes argoladas no trânsito e eles vêem, e eu sei bem do que estou a falar....... a sensação de segurança foi absoluta nunca sentindo qualqur tipo de perigo chegando a passear por volta da 1h da manhã no jardim central de Milão e sem luzes, e sem problemas.

Nesta semanita fizemos 1800km de carro dorimimos em média 4 a 5h e soube a pouco muito pouco.

Se eu algum dia me perder procurem-me por lá, aliás espero não morrer sem voltar a Milão, a fabulosa Milano.