segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

litobeer

vou falar-vos agora daquele que é o meu ultimo hobby, a produção de cerveja caseira.

Esta aventura começou em maio deste ano enquanto bebia umas cervejas com dois amigos a conversa surgiu "era bom se fizessemos a nossa cerveja" e a conversa ficou e o bichinho também.
No dia seguinte foi ir pesquisar a esse mundo fantástico da internet, e por entre inumeras coisas que encontrei surgiram estes 3 maravilhosos sites:
http://www.cervejasdomundo.com/
http://www.cervejartesanal.com/
http://www.cervejacaseira.com/


depois de ler um pouco e recolher algumas informações fiquei entusiasmado e fui ter com os dois amigos onde a conversa tinha surgido, a principio olharam um pouco desconfiados mas rapidamente os consegui entusiasmar. Decidimos logo ali mandar vir o equipamento necessário e um kit de uma pils para fazer.

chegou o kit e fomos logo em conjunto faze-lo, tivemos alguma peripécias como seria de esperar, mas nada de mais.

todas as fotos presentes neste post foram tiradas no acto de engarrafar este primeiro kit, já depois da respectiva fermentação.

esperado o tempo de carbonatação fomos provar a nossa menina, e não é que era bebivel!!!! para o nosso gosto tinha dois pequnos defeitos, tinha pouco gás e era muito suave, pouco amarga.
mas bebeu-se toda num abrir e fechar de olhos.


de seguida resolvi aventurar-me na produção de dois kits um de uma bitter uma cerveja branca e amarga, e uma scoth heavy uma cerveja preta e amarga.
eu na elaboração deste kits inventei um pouco e juntei malte ambar as duas, a intenção era suavizar a preta em vez de lhe juntar malte negro, e juntei tambem caramelo ás duas.



sairam dauas cervejas amargas (talvez um pouco de mais) e com gás um pouco exessivo, a nivel de cor deus me perdoi............ nem a branca era branca nem a preta era preta, mas não foi por isso que elas se deixaram de beber!!!!!!!!!!

estas cervejas foram a grande atracção e companhia nocturna da rota das nascentes em btt tendo aqui surgido o nome para elas lito de paulito e assim ficou litobeer.






Como em equipa que ganha não se mexe elas voltaram a acompanhar-nos duas semanas mais tarde aos IV trilhos da raia em btt, e ai voltaram a estar em grande plano e serviram o requesito maior, fazer amizades. 1 abraço para o pessoal de Setubal e de Penalva.

sobre estes dois passeios de btt irei fazer ainda um post especifico para cada um.




Agora tenho hidromel e outras experiencias com maçã, café, passas de uva e passas de figo a fermentar vaoms ver o que é que de lá sai!!!!!

está é na hora de uma nova produção de cerveja já que o stock está em baixo, e como a bttopo se associou a esta causa e irá também ter a sua propria cerveja será mais uma produção.

dentro em breve darei novidades sobre estas produções.

1 abraço

4 comentários:

Anónimo disse...

...Tema interessante!!! Uma coisa vos posso dizer, esta LITOBEER é um espectáculo!

Anónimo disse...

Fonix que grande armazém.....
Quanto vale cada bilha????

Vareta

Vieira disse...

Grande ideia, só não sei é porque ainda não tive o privilégio de provar essa tua especialidade (aquela que foi exclusivamente tua e que sofreu as tuas aldrabices)!!!lol

Porque a primeira produção em conjunto com os 2 friends, tive o privilégio de a provar, e nem era boa nem era má mas bebia-se, e bebeu-se e voou que foi um instante!!!

Vou divulgar a tua ideia e o teu blogue pelo pessoal do Olival (e talvez também do Inatel) para ver até que ponto surgem mais associados!

E nunca sabemos até que ponto não poderá surgir uma nova variante CCROBeer!!!hehehé!!!

Saudações alcoólicas....

Anónimo disse...

Ehhehehe...O stock da bttopo vem a caminho??? Desertinho para agarrar uma mulatinha pelos queixos!!!